A Vaginoplastia ou Plástica da Cavidade Vaginal, é a cirurgia que visa reconstruir a anatomia do canal vulvo-vaginal que sofreu alguma modificação como parto traumático, afundamento da cicatriz realizada na vagina na altura do parto, relaxamento da musculatura da região e também o rejuvenescimento vaginal.
Pois, através desse procedimento é possível estreitar a cavidade vaginal, fortalecer a musculatura da região, reconstrução de hímen entre outros.
Assim sendo, pode-se combinar Vaginoplastia à outras cirurgias íntimas como: Ninfoplastia, Correção dos Grandes Lábios e a Redução do Monte de Vênus.
É indicada aos pacientes que tiveram parto vaginal, sensação de alargamento e perda do prazer sexual. Contudo, é necessário ter mais de 18 anos e estar com boas condições de saúde.
A anestesia usada pode ser local, peridural ou raquidiana com sedação, para que o paciente possa dormir durante o procedimento.
A cirurgia é realizada através de uma incisão no local, é descolada a mucosa posterior da parede vaginal, então é feita a aproximação destes músculos, além disso são retirados os excessos de mucosa e pele. O tempo para a cirurgia varia em torno de 60 a 90 minutos. As suturas (pontos) são absorvíveis (dissolvidos pelo organismo).
Normalmente a alta hospitalar é feita no mesmo dia, porém depende também do horário de início da cirurgia, ou com procedimentos associados, pode-se até receber alta no dia seguinte.
As cicatrizes costumam ser discretas, pois seguem as dobras naturais da região. Parte ficará na região interna da cavidade vaginal e parte para a região externa.
Possíveis edemas ou equimose iniciam a regressão em 15 dias. Após 5 dias é possível retornar ao trabalho; 45 dias para relações sexuais; 30 dias para atividades físicas. Após 2 meses consegue-se observar os primeiros resultados.
Dessa forma, como resultado definitivo, na maioria das pessoas será em um ciclo de 6 a 12 meses.
Durante a consulta de avaliação serão passadas recomendações específicas para cada caso, mas em geral é recomendado:
Todos os Direitos Reservados a Dr. Leonardo Fernandes.