A Rinoplastia é a cirurgia plástica realizada para a correção de deformidades, disfunções e também para correções estéticas, sendo o nariz o ponto central do rosto e a preocupação pela harmonia facial faz com que cada vez mais este procedimento cirúrgico seja procurado.
A falta da harmonia facial devido ao formato do nariz e algumas disfunções nasais, eventualmente causam incômodos, diminuindo a autoestima.
Acima de tudo, o planejamento cirúrgico deve seguir os diagnósticos prévios, sendo assim os critérios que irão definir o novo formato para o nariz, serão: A simetria facial, as condições de saúde e certamente desejo do paciente. Essa técnica certamente pode ser combinada com a Blefaroplastia (correção das pálpebras) para melhorar os resultados dependendo do caso.
Ela é indicada a quem deseja revitalizar e harmonizar a face ou a quem deseja somente efetuar correções nasais. Sobretudo ter mais de 18 anos e estar em boas condições de saúde (atestadas pelos resultados dos exames pré-operatórios).
Entretanto, pacientes que apresentam doenças em fase aguda, que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, mulheres que estão amamentando, são alguns dos perfis que não poderão efetuar o procedimento.
A Rinoplastia estruturada moderna, visa preservar ao máximo as cartilagens nasais, com ressecções mínimas (pouca retirada das mesmas), ou apenas mudanças de posicionamento dessas cartilagens e suturas (pontos) em regiões específicas. As fraturas nasais são bem coordenadas e visam harmonizar, de acordo com o formato da face de cada paciente. Para o aumento são aplicados enxertos de cartilagem ou próteses.
Além da preocupação estética, a dedicação é para um resultado que melhore a respiração do indivíduo, evitando reduções exageradas e promovendo melhora no fluxo de ar nasal. O procedimento pode durar entre 2 a 4 horas.
O tipo de anestesia geralmente é sedação venosa e peridural, mas pode ser feita com anestesia local e sedação ou anestesia geral. Isso depende da escolha do anestesista juntamente com o cirurgião, de acordo com o caso e as condições de saúde de cada paciente.
Normalmente o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia, na maioria dos casos, porém, conforme o horário de início da cirurgia pode-se até receber alta no dia seguinte.
A Rinoplastia deixa cicatrizes bem discretas e camufladas, na técnica fechada são apenas internas, e na aberta fica uma pequena cicatriz entre as narinas, que com o passar de alguns meses se torna quase imperceptível.
Os resultados iniciais são satisfatórios, porém é melhor percebido por volta de 30 a 60 dias, quando começa a redução do edema (inchaço) inicial resultante da primeira etapa da recuperação da cirurgia. Mas como todo procedimento cirúrgico (e também dependendo da cicatrização individual), poderá considerar resultado final somente entre 12 e 24 meses onde se completará a cicatrização de todas as estruturas que formam o nariz.
Durante a consulta de avaliação serão passadas recomendações específicas para cada caso, mas em geral é recomendado:
Todos os Direitos Reservados a Dr. Leonardo Fernandes.