O Lifting facial ou Plástica da Face é a cirurgia plástica para suavizar e reduzir as rugas do rosto e pescoço, bem como, melhorando a flacidez da pele pela remoção de parte dela, dando aspecto de aparência mais jovem. Acima de tudo, o planejamento cirúrgico deve seguir os diagnósticos prévios.
Essa técnica certamente pode ser combinada com a Blefaroplastia (correção das pálpebras) e também com enxertia de gordura em determinados pontos estratégicos do rosto, promovendo maior suavidade e naturalidade nos resultados dependendo do caso.
É indicado a quem deseja rejuvenescimento do rosto e pescoço com o propósito de melhorar a flacidez.
Geralmente a cirurgia é realizada de acordo com a avaliação pré-operatória da face, em pacientes após a quarta década de vida (após 45 anos), sobretudo com boas condições de saúde (atestadas pelos resultados dos exames pré-operatórios).
Entretanto, pacientes que apresentam doenças em fase aguda, que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, são alguns dos perfis que não poderão efetuar o procedimento.
São feitas incisões bem posicionadas na face, descolamento para elevar os tecidos internos, dessa forma serão fixados em regiões mais altas do rosto.
Logo após a elevação, medimos a faixa de pele que acomoda sobre a cicatriz, e retiramos apenas o excesso, garantindo um resultado mais natural. O procedimento dura em média 3 a 5 horas se combinada a Blefaroplastia.
O tipo de anestesia nos Mini Lifting geralmente é sedação venosa com anestesia local, e para Lifting mais longos pode ser anestesia geral. Isso depende da escolha do anestesista juntamente com o cirurgião, de acordo com o caso e as condições de saúde de cada paciente. Normalmente a internação hospitalar será de 24 horas.
Cicatrizes cirúrgicas são posicionadas ao redor da orelha e na linha de implantação dos cabelos, de tal forma que fique discreta. No Mini Lifting geralmente as incisões são apenas na região ao redor da orelha.
Dependendo de qual Lifting, as incisões cirúrgicas podem ser menores, principalmente na cirurgia realizada por vídeo.
Os resultados iniciais são satisfatórios, porém é melhor percebido por volta de 30 a 60 dias, quando começa a redução do edema (inchaço) inicial resultante da primeira etapa da recuperação da cirurgia. Mas como todo procedimento cirúrgico (e também dependendo da cicatrização individual), poderá considerar resultado final somente entre 12 meses onde se completarão as alterações de cicatrização.
Durante a consulta de avaliação serão passadas recomendações específicas para cada caso, mas em geral é recomendado:
Todos os Direitos Reservados a Dr. Leonardo Fernandes.