logo branca

Cicatrização na Cirurgia Plástica

Além da responsabilidade do cirurgião, também depende muito do comprometimento do paciente.

Doutor, como será a minha cicatrização na cirurgia plástica?

Essa é, com toda certeza, uma dúvida muito comum para quem vai passar por um procedimento, já que em nenhuma outra especialidade cirúrgica a cicatriz tem tanta importância quanto na plástica. Vários fatores podem determinar o bom resultado da cicatrização, o cirurgião sempre vai empregar a melhor técnica para garantir que a cicatriz fique o menos perceptível possível, optando, inclusive, por uma região pouco visível e fácil para ser disfarçada mesmo com trajes menores, como o biquíni por exemplo.

Mas a cicatrização de qualidade, além da responsabilidade do cirurgião, que é a de controlar o ambiente intra-operatório, que envolve todo o cuidado com o local onde será realizado o procedimento, a técnica apurada para a sua realização, a antissepsia, o controle de sangramento, a tensão no local de incisão, entre outros, também depende muito do comprometimento do paciente, que deve levar a risca todas as indicações de cuidados pré e pós-operatório, garantindo assim o conjunto de ações necessárias para produzir o melhor resultado final na cicatrização da cirurgia plástica escolhida.

 

RECEBENDO ALTA DEPOIS DA CIRURGIA PLÁSTICA.

Os cuidados adotados antes e após a plástica influenciam diretamente na velocidade e qualidade dos resultados. Em geral, quando se trata de cirurgia plástica com finalidade estática, existe todo um tempo de preparação, exames e cuidados para deixar o corpo pronto para o procedimento, por isso, o pós-operatório costuma ser tranquilo, já que o corpo tem seus órgãos e sistemas funcionando apropriadamente e as recomendações para os dias subsequentes à operação foram previamente observadas e organizadas.

Então, como a alta normalmente acontece no mesmo dia, lembre-se de estar acompanhada, afinal, você estará com sedação, sonolência, e restrição de movimentos relacionados aos cuidados com área operada.

 

REPOUSO E CURATIVO.

Os cuidados e tempo de repouso devem ser seguidos exatamente como o recomendado.

Movimentos mais bruscos na região operada podem causar o deslocamento dos tecidos recém-posicionados e até a ruptura dos pontos, o que, além de causar muita dor, acaba por comprometer a boa cicatrização e o resultado do procedimento.

Por isso a importância de suspender temporariamente os exercícios, movimentos que exijam esforço físico e atividades laborais, conforme aconselhamento médico específico para o caso. Lembre-se de que a recuperação depende de repouso, sempre na posição indicada.

Os cuidados com os curativos também são de grande importância para o processo de cicatrização, já que protegem e permitem que os tecidos se aproximem e se unam de novo. Sendo assim, entenda como deve ser feito, a forma de higienização e a frequência da troca.

 

CINTA MODELADORA, SUTIÃ PÓS-CIRÚRGICO E DRENAGEM LINFÁTICA.

As cintas modeladoras e sutiãs pós-cirúrgicos (veja nosso artigo sobre cintas modeladoras), são peças fundamentais para quem saiu de procedimentos como lipoaspiração, lipoescultura, abdominoplastia ou cirurgias nas mamas, por exemplo. A ideia principal é manter os tecidos na posição desejada, facilitar a cicatrização, dar maior segurança e auxiliar na cicatrização.

Esses equipamentos devem ser de qualidade e de acordo com o tipo e tamanho indicado, evitando problemas como dobras e marcações na pele.

No mesmo sentido, uma cicatrização de qualidade e com resultado intensificado, passa pela drenagem linfática (veja nosso artigo sobre drenagem linfática), dada sua capacidade de redução do processo inflamatório e potencialização dos resultados, já que além da diminuição de edemas, seromas e possíveis formações de fibroses, a estimulação do sistema linfático aumenta a circulação de células de defesas e circulação sanguínea, o que favorece a hidratação, oxigenação e nutrição dos tecidos, assim como a eliminação de toxinas e restos metabólicos.

Sendo assim, tem-se um ganho expressivo no quesito de reabilitação, pois se consegue acelerar este processo de renovação celular, reparação tecidual e cicatrização.

 

ALIMENTAÇÃO.

A alimentação, se feita de forma correta, pode ser uma grande aliada no processo de recuperação e cicatrização, indica-se evitar alimentos pesados gordurosos e ricos em açúcares, evitando sobrecarga no processo de digestão e diminuição da oxigenação no local operado.

A dica é sempre ter uma alimentação leve e nutritiva, com muitas frutas, legumes e vegetais, paralelamente a peixes e carnes magras. Garantindo muita vitamina A, C, K e proteínas, que são anti-inflamatórias, ajudam na formação de colágenos, na coagulação e na formação de novos tecidos.

Procure sempre por uma cirurgia segura. Verifique se o seu profissional escolhido é um Cirurgião capacitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Quer tirar outras dúvidas ou conhecer nosso trabalho? Agende sua consulta!

Obrigado pela visita. Grande abraço!

 

Dr. Leonardo Pereira Fernandes
Cirurgia Plástica – CRM/PR:30904 RQE:2732

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

VEJA TAMBÉM:

CIRURGIAS FEMININAS

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?