A Blefaroplastia é a cirurgia plástica realizada nas pálpebras para a corrigir a flacidez, removendo parte das bolsas de gorduras do local, com a finalidade de rejuvenescer a área dos olhos.
Com o passar dos anos, assim como um emagrecimento rápido, é comum ficarmos com a pele frouxa ou flacidez de gordura na região. Em alguns casos apresentando alterações nos 4 níveis: Cutâneo, Gordura, Muscular e Ligamentar.
Esse quadro, proporciona uma aparência cansada, além de sensações de peso e queda das pálpebras, se transformando em um grande incômodo.
Acima de tudo, o planejamento cirúrgico deve seguir os diagnósticos prévios. Todavia em alguns casos será necessário realizar consulta também com o Oftalmologista.
Essa técnica certamente pode ser combinada com a Rinoplastia (correção do nariz), e/ou Lifting Facial (Plástica da Face) para melhorar os resultados e obter harmonia facial desejada, dependendo do caso.
É indicada a quem apresenta diagnóstico de incômodo nas pálpebras, bem como, deseja rejuvenescer a região dos olhos. Primeiramente é necessário ter mais de 18 anos e estar em boas condições de saúde (atestadas pelos resultados dos exames pré-operatórios).
É feita uma incisão no local e posteriormente retirada a bolsa de gordura, removendo o excesso de pele, e se necessário, também se faz correção da musculatura orbicular (músculo das pálpebras). O procedimento é rápido, podendo durar entre 1 a 2 horas.
O tipo de anestesia geralmente é sedação venosa e peridural, mas pode ser feita com anestesia local e sedação. Isso depende da escolha do anestesista juntamente com o cirurgião, de acordo com o caso e as condições de saúde de cada paciente.
Normalmente o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia, na maioria dos casos, porém, conforme o horário de início da cirurgia pode-se até receber alta no dia seguinte.
Na Blefaroplastia Superior ficará pouco perceptível, camuflada nas dobras naturais da pálpebra. Na Blefaroplastia inferior a incisão é feita na zona de sombra, a fim de parecer uma ruga de expressão, geralmente 1 a 2mm da borda da pálpebra inferior.
O resultado é percebido no contorno da região por volta de 30 a 60 dias, quando começa a redução do edema (inchaço) inicial resultante da primeira etapa da recuperação da cirurgia. Mas como todo procedimento cirúrgico (e também dependendo da cicatrização individual), poderá considerar resultado final entre 6 a 12 meses.
Durante a consulta de avaliação serão passadas recomendações específicas para cada caso, mas em geral é recomendado:
Todos os Direitos Reservados a Dr. Leonardo Fernandes.