Harmonização facial somada a correção de Obstrução nasal, tornam a Rinoplastia um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados do mundo.
A Rinoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados do mundo, seja por questões funcionais, estéticas ou ambos.
Criamos este artigo para você que além de ter vontade de mudar o formato nariz irá aproveitar para corrigir algum problema funcional ou estrutural, harmonizando-o com o conjunto do rosto.
O QUE É A RINOPLASTIA?
A Rinoplastia é a cirurgia plástica realizada para a correções estéticas, obtendo como benefício adjunto a correção de algumas disfunções e deformidades. Sendo o nariz, o ponto central do rosto, a preocupação pela harmonia facial faz com que cada vez mais este procedimento cirúrgico seja procurado.
A falta da harmonia facial devido ao formato do nariz e algumas disfunções nasais, eventualmente causam incômodos, diminuindo a autoestima, nesse sentido, a Rinoplastia vem para devolver a autoestima, autoconfiança e promover o aumento da qualidade de vida que uma boa respiração pode trazer.
RINOPLASTIA ESTÉTICA.
A Rinoplastia estética busca remodelar a estrutura nasal, proporcionando um rosto com aparência mais harmoniosa e equilibrada. Alguns dos aspectos que podem ser alterados são: Tamanho do nariz, estreitar ou alargar as narinas, remover protuberâncias, alterar o formato e altura da ponta do nariz, entre outros.
Acima de tudo, o planejamento cirúrgico deve seguir os diagnósticos prévios, sendo assim os critérios que irão definir o novo formato para o nariz, serão: A simetria facial, as condições de saúde e certamente desejo do paciente.
E, além de todos os benefícios estéticos, pode-se ainda cuidar da parte funcional.
RINOPLASTIA FUNCIONAL: Quais problemas posso tratar juntamente com a Cirurgia Plástica?
O nariz tem uma estrutura complexa, que exerce várias funções em nosso corpo, como: transportar, aquecer, filtrar e umidificar o ar que chega aos pulmões. Além de ser fundamental para a manutenção da vida, ele é um dos maiores responsáveis pela harmonia da face.
A Rinoplastia Funcional contribui para resolver distúrbios respiratórios, seja em casos congênitos – quando as situações são ocasionadas pela formação incorreta do nariz e das suas estruturas- ou em casos de traumas e doenças. A rinoplastia funcional pode colaborar no tratamento de questões como:
- Desvio de septo;
- Hipertrofia dos cornetos;
- Colapsos das asas nasais (valva nasal);
- Perfuração de septo;
- Fraturas.
Quando a Rinoplastia é feita para resolver, ao mesmo tempo, a parte funcional e a estética, pode receber outros nomes derivados dela. Como, por exemplo, no caso de correção estética no nariz somada a correção de desvio de septo, a cirurgia é denominada Rinosseptoplastia.
O que importa ressaltar aqui, é que além além de excelentes resultados na harmonização facial obtida através da Rinoplastia estética, recuperar a normalidade da função respiratória promove inúmeros benefícios à qualidade de vida do paciente, podendo diminuir incômodo e cansaço durante a rotina diária, melhorar de forma substancial a qualidade de sono e de atividades físicas de força ou resistência, eliminar sintomas como dores obstrução respiratória, secura na boca e inflamações na garganta, escorrência nasal, ressonar, dentre outros.
COMO É A CIRURGIA?
Esta cirurgia, assim como qualquer outra deve sempre ser realizada em Centro Cirúrgico com todo suporte e monitoramento do paciente.
A Rinoplastia estruturada moderna visa preservar ao máximo as cartilagens nasais, com ressecções mínimas (pouca retirada das mesmas), ou apenas mudanças de posicionamento dessas cartilagens e suturas (pontos) em regiões específicas. As fraturas nasais são bem coordenadas e visam harmonizar, de acordo com o formato da face de cada paciente. Para o aumento são aplicados enxertos de cartilagem ou próteses.
Além da preocupação estética, a dedicação é para um resultado que melhore a respiração do indivíduo, evitando reduções exageradas e promovendo melhora no fluxo de ar nasal. O procedimento pode durar entre 2 a 4 horas. O tipo de anestesia geralmente é sedação venosa e peridural, mas pode ser feita com anestesia local e sedação ou anestesia geral.
CICATRIZES?
A Rinoplastia deixa cicatrizes bem discretas e camufladas, na técnica fechada são apenas internas, e na aberta fica uma pequena cicatriz entre as narinas, que com o passar de alguns meses se torna quase imperceptível.
Lembre-se sempre que os melhores resultados dependem também do paciente, seguir a risca as indicações de cuidados pré e pós- operatórios, conforme indicação do cirurgião plástico.
Procure sempre por uma cirurgia segura. Verifique se o seu profissional escolhido é um Cirurgião capacitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Quer tirar outras dúvidas ou conhecer nosso trabalho? Agende sua consulta!
Obrigado pela visita. Grande abraço!
Dr. Leonardo Pereira Fernandes⠀
Cirurgia Plástica – CRM/PR:30904 RQE:2732